Artigos e Notícias

Como funciona os Cemitérios Verticais?

Como funciona os Cemitérios Verticais?

Planta Virtual disponível no Ecossistema iVertex

Os Cemitérios Verticais, são modelos totalmente diferenciados dos cemitérios que estamos acostumados a visitar.

Com uma estrutura parecida com um grande edifício de apartamentos, quem o vê por fora, dificilmente reconhece ali um local destinado para sepultamentos.

Nos cemitérios verticais as Urnas (caixões), são depositados em gavetas, na maioria das vezes feitas de concreto.

Uma solução para o crescimento populacional

Se por um lado a população está em constante crescimento, por outro, temos o aumento no número de óbitos. Os Cemitérios Verticais trazem uma solução para a questão espacial. No modelo tradicional, há uma demanda maior na área para sepultamento. No modelo vertical, fala-se na capacidade de 500 podendo ser sepultados em 2 mil metros.

Em dia com o Meio Ambiente

Uma outra questão a ser pontuada é que, o Cemitério Vertical traz vantagens ao Meio Ambiente. Neste modelo, não há o risco de contaminação do solo. Seus impactos são minimizados, assim como a Cremação. Na instalação dos Cemitérios Verticais, há toda uma estrutura capaz de captar o líquido proveniente da decomposição dos corpos e tratá-los de forma que não causem riscos ao meio ambiente. Há diversas tecnologias presentes no mercado funerário para realizar o melhor tratamento para os líquidos e gases.

Conforto para a família

Se por um lado a população está em constante crescimento, por outro, temos o aumento no número de óbitos. Os Cemitérios Verticais trazem uma solução para a questão espacial. No modelo tradicional, há uma demanda maior na área para sepultamento. No modelo vertical, fala-se na capacidade de 500 podendo ser sepultados em 2 mil metros.

O iVertex está preparado também para este formato!

Desde a planta até as nomenclaturas para a localização dos Lóculos, podem ser facilmente parametrizadas no sistema iVertex. Através da Planta Virtual é possível ajudar os visitantes na localização de seus entes e demonstrar o espaço no momento das vendas externas. Visite nosso site para conhecer mais sobre a ferramenta.

Mãe, desenvolvedora e mulher

Em muitas sociedades, há uma expectativa colocada sobre a mulher que uma vez que ela é casada e tem filhos – ela deve reconsiderar suas opções de plano de carreira. É considerada a ordem natural das coisas para ela parar de funcionar por completo, ou no mínimo trabalhar em uma profissão que é mais “mãe–apropriada”. Pelo menos, este é certamente o caso na África.

Algumas mulheres têm o luxo – e desejo – para sair do local de trabalho para criar seus filhos. Na maioria das vezes, no entanto, não é a sua escolha,  sim seu “dever” como uma mulher.  Conheço muitas mães que gostariam nada mais do que continuar o desafio de desenvolver a sua carreira; há muitas mulheres nessa posição que têm adiado a começar uma família por medo de deixar um trabalho que amo.

Muitas vezes, quando eu me apresento como uma desenvolvedora que também é casada e mãe de quatro filhos, a maioria das pessoas se surpreendem. A próxima pergunta que geralmente me perguntam é a forma como eu consigo equilibrar a minha vida familiar eo meu trabalho – especialmente em um campo tão desafiador quanto o desenvolvimento de software.

Seu espanto para tal façanha é talvez originado no fato de que você precisa colocar tempo para ter uma frutífera carreira de sucesso. Por outro lado, leva a mesma quantidade – se não mais – do tempo para cultivar e cuidar de uma família. A vida nem sempre é fácil – no entanto, dada a atitude certa e perseverança, você pode seguir o caminho menos percorrido (e ser feliz fazendo isso!).

“Eu não falhei. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.” (Thomas A. Edison)

Estas são palavras que me mantêm indo especialmente quando as coisas não funcionam do jeito que eu esperava. Muitas vezes na vida, muitos conselheiros confiáveis dará exemplos válidos de pessoas que falharam ao iniciar uma viagem semelhante ao que você pretende começar – ou até mesmo exemplos de pessoas que começaram e não conseguiu ir muito longe. Se a pessoa não tem a força de vontade para seguir em frente, é fácil tornar-se desanimado.

É claro, existem desafios que enfrentaram – e vai continuar a enfrentar – aqui alguns que eu gostaria de compartilhar:

  • Tomar decisões difíceis: é mais fácil tomar decisões quando você é único, como mudar de cidade, ao contrário de quando se tem uma família, onde vai afetar a vida da minha família.
  • Não há horas suficientes no dia: após o dia de trabalho ainda há responsabilidades em casa que precisam ser feitas, uma vez que a mãe não pode abandonar a responsabilidade de cuidar da família quando ela está trabalhando. Às vezes, há um monte de coisas para fazer, e parece ser muito pouco tempo para fazê-las. Eu me encontro constantemente desejando que alguns dias seria mais longo para que eu possa terminar tudo na minha lista.
  • Mentalidade da sociedade: expectativas sociais dizem que uma mulher deve cuidar de sua família, e quando uma mulher decide continuar a trabalhar fora de casa, às vezes é visto como abandono de suas responsabilidades.
  • Sentimentos de inadequação: muitas vezes parece que eu não posso trabalhar horas extras, por causa de minhas muitas responsabilidades após o dia de trabalho; fazendo algumas mulheres sentir que não são tão boas como os seus homólogos masculinos.

A vida é uma jornada, cheia de lições a serem aprendidas. Aqui estão as minhas cinco principais dicas:

  1. Saiba o que você realmente quer na vida: A vida pode ser um desafio. Se você realmente sabe o que quer, então fica mais fácil de ser capaz de perseguir seus sonhos e cumpri-lo.
  2. Esteja pronto para manter a sua decisão, apesar das dificuldades ao longo do caminho: Cada decisão que se faz sempre vem junto com dificuldades pelo caminho. Normalmente outras pessoas não podem lutar suas batalhas e por isso você tem que estar pronto para mater suas decisões e lutar as batalhas, a fim de aproveitar o sucesso que vem depois disso.
  3. Conhecer e colocar suas prioridades direito: Na vida há geralmente um monte de coisas que precisam de sua atenção, ao mesmo tempo, é ainda pior quando você tem filhos e uma família em geral para cuidar. É preciso saber sempre o que tem maior prioridade para que possam dar-lhes mais atenção. Não fazer isso leva à decepção e desorganização,  a vida é mais difícil uma vez que os itens mais importantes não são tomadas de cuidados.
  4. Sempre ficar algum tempo fora de seu trabalho para a introspecção: Isso geralmente é uma coisa complicada para retirar uma vez que há sempre algo que precisa ser feito. Isto tem provado ser muito importante, porque, depois de alguma introspecção, em seguida, pode-se ver com sucesso o que aspectos de suas vidas estão indo bem, para que se possa continuar a fazer as coisas dessa maneira, e quais as áreas que precisam ser melhoradas. Este tempo realmente aumentou minha produtividade.
  5. Divirta-se: Apesar de tudo o que acontece na vida temos sempre que ter algum divertimento. Definição do que significa diversão para cada pessoa é diferente, então o que faz você feliz sempre deve ter uma fenda de seu tempo. As vezes, a viagem é mais divertida do que o destino.

Ainda estou para conhecer alguém, independentemente se eles são casados ou solteiros, e de qualquer gênero, cuja vida não tem alguns desafios.

“A vida nunca foi concebida para ser fácil, meu filho, mas tende bom ânimo: pode ser delicioso!” (George Bernard Shaw)

No final do dia não é sobre ter uma vida sem desafios, mas a sua ter uma vida com propósito que te faz sorrir em meio a todos os desafios. Para mim, chegar em casa no final do dia e os meus filhos correr para me cumprimentar com abraços calorosos, me faz esquecer todas as lutas que eu tenho que passar por todo o dia, e essa é a minha alegria como uma mãe de programação.

Backup – Importante proteção contra perda de dados

A rotina de Backup deve ser intensificada no momento em que vivemos. Junto com a pandemia de Covid-19, aumentaram os casos de ataques cibernéticos.

O backup, ou cópia de segurança é usado para guardar nossos dados eletrônicos. Consiste em manter uma cópia dos dados armazenados em um dispositivo para outro local seguro para que, caso necessário, possam ser acessados novamente.

Alguns vírus, além de copiar os dados podem também causar danos ou torná-los inacessíveis. Este é o caso, por exemplo do sequestro de dados, os hackers usam a criptografia para bloquear a leitura dos arquivos e pedem que a vítima pague um valor, geralmente em criptomoedas, para retirar a criptografia.

Durante a epidemia de Covid-19, o ataque de hackers vem aumentando em proporções gigantescas. Segundo o site Olhar Digital, em março deste ano o aumento foi de 148% em relação ao mês de fevereiro.

A porta de entrada dos vírus

Os ataques hackers já atingiram até mesmo a OMS, a Organização Mundial da Saúde teve várias contas de e-mail atingidas. Estas contas foram usadas para enviar e-mails ao público solicitando doações para o combate ao novo vírus.

Os criminosos da internet estão usando gatilhos mentais voltados para a pandemia para conseguir chamar a atenção das vítimas. Para a população em geral, estas mensagens chegam em forma de e-mail ou até mesmo por aplicativos como o WhatsApp.

Para as grandes empresas também é um momento de atenção. Com vários colaboradores trabalhando em formato home office, manter a segurança da rede se torna uma tarefa cada vez mais desafiadora.

O backup também como forma de prevenção

A informação ainda é a melhor maneira para evitar cair em golpes na internet. A checagem da origem das informações é sempre muito importante.

Para as empresas, é necessário investir na segurança e na mudança de cultura junto com os funcionários.

A rotina de backup deve ser intensificada. Ela é a ferramenta de recuperação no caso de ataques. Importante manter uma cópia dos seus dados fora do ambiente da rede. Usar a armazenagem em nuvem também é uma ótima opção. A tecnologia Cloud já se mostrou mais segura do que manter os dados em dispositivos físicos.

Em caso de um ataque que torne seus dados inacessíveis, a restauração da cópia de segurança garante que você possa continuar seus trabalhos, sem precisar pagar algum tipo de resgate para os hackers.

As cópias de segurança devem ser feitas todos os dias e de preferência em mais de um local. Há ferramentas disponíveis para automatizar esta rotina e tornar o processo mais rápido e ágil. Manual ou automatizado, o importante é que ele não seja deixado de lado.

Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio – e tem raízes históricas mais profundas e sérias.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo – aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Elas começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época. Continue Reading…

Socorro, o sistema caiu!

Quem nunca passou pela situação de ligar para uma operadora de tv, telefonia ou planos de saúde e ouviu a frase: “Senhor, no momento estamos sem sistema”? Triste não?!

Cada vez mais comum nas empresas em virtude das necessidades naturais de modernização de suas operações, os sistemas de linha de negócios  dominam a lista dos motivos pelos quais muitas organizações deixam de atender (e até vender!) ao cliente no momento em que ele entra em contato solicitando algum tipo de apoio.

Todos os gestores destas empresas sabem que frases como “sinto muito, ligue mais tarde” ou “ocorreu uma falha no nosso sistema” podem minar a confiança e credibilidade de uma organização.

MAS, COMO IDENTIFICAR A ORIGEM E SANAR TAIS PROBLEMAS?

Um sistema é composto por diversas camadas de tecnologias. Uma dependente da outra, como servidores, rede, link com a internet, o próprio computador do usuário e, também o sistema em si. Se qualquer um destes componentes falhar, todo o  sistema fica fora do ar.

Quando se realiza o planejamento orçamentário de uma área de TI, é necessário levar em conta todos os elos frágeis desta corrente, até que todo o conjunto esteja equilibradamente robusto.

Abaixo relacionei algumas das técnicas mais comuns nos diferentes componentes de um sistema de linha de negócios padrão, como um ERP:

problema

  • O servidor desliga frequentemente
  • O servidor é bom, mas receio que ele pare de funcionar
  • A rede é muito instável
  • Está tudo muito lento
  • Sistema não atende às necessidades

SOLUÇÃO

  • Verifique suprimentos de energia elétrica: nobreaks,  fonte e hardware.
  • Adicione componentes redundantes: fonte, placa de rede e discos rígidos espelhados (raid 0, 3 ou 5).
  • Verificar link de rede / internet. Será que está bem dimensionado?
  • Verificar sobrecarga de rede ou servidor.
  • Fale com a ULTRA-i. Você precisa de ajuda especializada!

Afinal, o que é a inteligência artificial?

Algumas aplicações mais comuns da IA são o reconhecimento facial, de voz e da localização de um usuário, a possibilidade de prever condições meteorológicas ou de tráfego e a criação de jogos mais reais.

Nos negócios, a inteligência artificial já é utilizada em todos os segmentos, por meio de chatbots que realizam o primeiro atendimento digital, assistentes virtuais e sistemas de gestão que fomentam a análise de dados para garantir mais produtividade nos processos.

Algumas fabricantes de celulares também já fazem o uso da tecnologia em suas câmeras, sendo possível a identificações de diversos cenários automaticamente, com isso, a IA faz ajustes para um resultado excelente da fotografia.

Objetivo

Resumidamente, o objetivo é criar softwares que raciocinem melhor as entradas de dados e expliquem, como seres humanos, suas saídas, por meio de ações ou relatórios.

Com robôs, é possível, por exemplo, substituir pessoas que realizam tarefas repetitivas, conferir apoio para a tomada de decisão ou realizar atividades que comprometam a saúde e a integridade humanas.

Diferentemente da automação por robôs, a IA permite a realização de tarefas frequentes e volumosas de forma confiável e sem fadiga.

Como funciona?

Como o próprio nome já diz, a IA tem como objetivo simular uma característica humana muito específica: a inteligência. Seu foco está na elaboração de sistemas que consigam simular com perfeição o raciocínio humano. Mais do que seguir linhas de programação, a IA busca criar máquinas que consigam se adaptar, aprender e desempenhar tarefas como pessoas.

Entretanto, a simulação das condições da mente humana se mostrou como uma tarefa muito mais difícil do que tinha se imaginado no início de seus estudos. Isso se deve muito à dificuldade do entendimento e do funcionamento de todos os processos biológicos que acontecem em um cérebro humano.

Assim, a inteligência artificial atualmente funciona por meio de processos que envolvem muito mais do que é possível realizar nas nossas experiências do dia a dia. Ela é feita por códigos e programação que funcionam por meio de funções matemáticas.

De maneira geral, a ideia é ter uma função na qual, quando se insere um determinado valor, outro valor surge. O importante é entender que esses valores não são aleatórios, mas têm um significado e, portanto, uma função. Da mesma forma, códigos de computador também não são aleatórios, sendo que cada um deles é responsável por um papel no sistema.

Dessa forma, a IA corresponde a uma máquina com a capacidade de analisar uma enorme quantidade de dados por meio de inúmeros códigos. A forma como as máquinas analisam e a maneira como elas interpretam os dados vai depender muito da sua finalidade e da abordagem que utilizam.

Existe uma grande variedade de tecnologias baseadas em inteligência artificial. São vários códigos, dados e conhecimentos acumulados ao longo das décadas de estudo da área. Isso permite que o processo de ensino e aprendizado seja infinitamente superior ao que se pode imaginar.

Como as empresas se beneficiam da IA?

Nas empresas, o principal foco do uso de inteligência artificial é a obtenção de eficiência operacional. Isso abrange o uso inteligente de recursos, redução de tempo entre processos, aumento da previsibilidade de demanda e melhoria da experiência do consumidor.

Confira os benefícios da IA para as empresas:

  • Inovação
  • Automatização de tarefas
  • Segurança
  • Produtividade
  • Melhoria do relacionamento com o cliente
  • Análise preditiva

Quais as aplicações da IA nas empresas?

Na prática, a aplicação de inteligência artificial nas empresas pode acontecer de várias formas, veja a seguir.

  • Chatbots
  • Assistentes virtuais
  • Softwares de gestão
  • Análise de dados
  • Cruzamento de informações

A inteligência artificial permite que as empresas obtenham novos insights sobre seus clientes e processos, melhorem aspectos estratégicos, principalmente relacionados a eficiência, e criem produtos mais adequados e serviços mais inteligentes para se manterem competitivas.

Ela já é uma realidade, e não mais uma tendência. É necessário criar um planejamento eficiente, com base na adoção de novos métodos de trabalho e na preparação da cultura organizacional, além da busca por parceiros estratégicos que possam oferecer soluções acessíveis para a digitalização de processos.

Planejamento Orçamentário

O que é?

O Planejamento Orçamentário consiste em uma previsão das despesas, receitas, investimentos e lucros de sua empresa a curto prazo. São estipuladas metas que devem ser acompanhadas de perto para atingir o sucesso da empresa.

Os dados obtidos a partir do Planejamento Orçamentário servirão de termômetro para as tomadas de decisão, principalmente financeiras.

Para implantar o Planejamento Orçamentário em sua empresa, deve-se levar em consideração, além do seu objetivo, o porte da empresa.

Quando fazer o Planejamento Orçamentário?

O Planejamento Orçamentário deve ser feito sempre ao início do ano, mas deve ser acompanhado periodicamente.

Diferentemente do Planejamento Financeiro, que estipula metas para trabalho a longo prazo, o Planejamento Orçamentário trabalha com estimativas mais imediatas. A revisão é necessária para acompanhar a tomada de decisões e para que possíveis desvios na meta possam ser identificados o quanto antes.

O Planejamento deve ser feito com calma, prevendo Continue Reading…

Crescimento do setor funerário no Brasil abre espaço para serviços personalizados

Um dos mais tradicionais segmentos de negócio que existem, o mercado funerário tem crescido ano a ano e acompanhado as novidades e tendências mundiais. Os chamados serviços e produtos de death care, como é denominado o segmento atualmente, trazem diversas opções para um último adeus, seja de forma mais econômica dentro das condições financeiras dos familiares, seja com toda a pompa e circunstância.

Os dados mais recentes do nosso parceiro Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), aponta que o faturamento anual do segmento no Brasil soma mais de R$ 7 bilhões, e tende a expandir. Isso deve ocorrer por conta dos novos serviços, como os direcionados aos animais de estimação, e também pelas novas tecnologias, como a transmissão online de velórios.

Diante desses resultados animadores, é natural que o mercado se diversifique e crie soluções para satisfazer às necessidades do consumidor. De empresas que oferecem tanatopraxia e necromaquiagem (respectivamente, a limpeza e preparo do cadáver e a parte estética para exposição da pessoa falecida) à crematório para pets, o universo deste ramo de negócio é repleto de possibilidades.

Para quem prefere lidar apenas com serviços direcionados aos familiares, sem a necessidade específica de manipulação dos corpos, também há espaço. Há cases de sucesso de empresas como floriculturas online, que permitem ao cliente que esteja em qualquer lugar do país solicitar a entrega de uma coroa de flores.

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que optam pela cremação. Independentemente de religião ou crenças, o fato é que, nos últimos 20 anos, o número de crematórios no Brasil aumentou 1.000%. Diante desse enorme crescimento, as empresas de cremação oferecem, cada vez mais, serviços como acolhimento, ajuda na resolução de burocracias e no transporte dos familiares, bem como soluções comprometidas com o meio ambiente – algo que levanta cada vez mais adeptos.

Há também empresas especializadas na fabricação de urnas funerárias personalizadas, e também e-commerces de artigos funerários diversos, como itens para profissionais da área e para os familiares. Produtos bastante variados como terços, roupas, véus, mantos, e até mesmo cola labial, caixas e sacos para acondicionamento de ossos, instrumentais para tanatopraxia e aventais de PVC para manejo dos corpos podem ser encontrados em lojas online.

Para quem está disposto a gastar um pouco mais, existe, ainda, a possibilidade de transformar as cinzas de um ente querido em diamante. Urnas biodegradáveis também mantêm a consciência ecológica após a morte e são tendência em um mundo cada vez mais engajado e comprometido com as questões ambientais.